14ª Caminhada do Coração leva milhares de pessoas às ruas de Curitiba

O Hospital Costantini realizou, no dia 30 de setembro de 2018, a 14ª Caminhada do Coração, ação já conhecida dos curitibanos. Neste ano, milhares de pessoas foram às ruas da Capital paranaense para vencer o sedentarismo. Os participantes caminharam 4,5 quilômetros, em um trajeto que foi da Praça do Japão ao Parque Barigui.

“Exercício é a mola-mestra para uma vida mais saudável e com qualidade”, explica o cardiologista Costantino Costantini, diretor-geral do Hospital Costantini. “Os exercícios físicos servem para redução da gordura corporal, o que melhora índices relacionados à pressão arterial, diabetes e demais fatores com influência direta nas cardiopatias. Elas são as doenças que mais matam no mundo”, alerta o cardiologista.

Ele ressalta que a maioria das mortes relacionados aos problemas cardiovasculares poderia ser evitado com medidas simples, como deixar de ser inativo e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas e cigarros.

O hábito de caminhar incentivado pelos profissionais da saúde, mediante uma orientação médica, constitui-se na melhor forma de introduzir e integrar a rotina de exercícios necessários para a saúde do organismo. “As atividades ao ar livre são benéficas. O exercício físico não é exclusividade do ambiente de academia”, defende Costantini.