Ecocardiograma com Doppler Comum ou Colorido

O que é?

Método de diagnóstico que compreende a análise por ultrassom da anatomia e função do coração, bem como da parte dos grandes vasos. Pode ser realizado em pacientes de todas as idades incluindo recém- nascidos.

Quando é indicada?

As principais indicações são: avaliação e dimensão das cavidades e da função ventricular, doenças valvulares, cardiopatias congênitas, sopros cardíacos, endocardite infecciosa, pericardites e derrame pericárdico, hipertrofia ventricular, avaliação pós-cirurgia cardíaca, entre outros.

Contraindicação

Dependendo da doença específica alguns riscos podem estar envolvidos. É muito importante ter uma boa conversa com o médico antes do início do exame. Na maioria dos casos não há qualquer tipo de risco.

Como funciona

Este procedimento é muito simples e indolor. O ecocardiograma é um dos exames de coração menos invasivos.  Dependendo do motivo do exame alguns preparativos podem ser solicitados, entretanto, na maioria das vezes não há necessidade. No dia do exame as joias deverão ser retiradas, assim como as roupas. Um gel aquecido será colocado no peito do paciente e o transdutor percorrerá o corpo na região do coração. Além das leves mudanças de pressão do transdutor nada será sentido. Ao final do exame o gel será retirado, as roupas serão devolvidas e o paciente estará apto a ir embora sozinho.

Agendamento

Para agendar este exame ligue para (41) 3013 9000.

Preparo

O ecocardiograma não exige nenhum tipo de preparação prévia. Costuma ser rápido, simples e não deixa desconfortos. Jejuns não são indicados e não se faz uso de sedativos, visto que nenhuma dor pode ser causada.

Tempo de duração

O exame dura em média de 20 a 30 minutos. O tempo pode variar um pouco dependendo do motivo do procedimento.

Como é realizado

Primeiramente o paciente deve retirar todas as joias e outros objetos que possam de alguma maneira atrapalhar no processo. Óculos, aparelhos auditivos e dentaduras não precisam ser retirados. Após isto, este irá deitar sobre uma cama ou uma mesa apoiando o lado esquerdo do corpo. Para dar apoio um travesseiro ou uma cunha pode ser posicionado próximo ao indivíduo. Um monitor ECG, responsável por medir a atividade elétrica do órgão em questão será conectado ao paciente através de eletrodos adesivos. Estes eletrodos também o deixarão conectado a um monitor especial, onde as imagens serão geradas. Durante o procedimento, os traçados produzidos no monitor ECG registrarão a atividade elétrica do coração. Este registro será comparado às imagens produzidas no monitor ecocardiograma.

Cuidados pós-procedimento

Após o término do procedimento o paciente está apto a continuar o dia como de costume