Exame de Doppler Scan Vascular arterial

O que é?

Um exame de Doppler Scan Vascular é um procedimento indolor, que utiliza as imagens obtidas por ultrassonografia, associadas à análise das ondas de som de alta frequência, fazendo uma análise do fluxo do sangue no interior dos vasos (Doppler).

Quando é indicado?

A razão mais importante para a realização de um exame de Doppler Scan Venoso dos membros inferiores é procurar por um coágulo de sangue, que se localiza nas veias da perna, nos casos de trombose venosa. Estes coágulos podem se soltar e seguir para os pulmões, podendo causar uma condição de risco chamada "embolia pulmonar". Se diagnosticado em tempo, existem tratamentos que podem impedir esta ocorrência.

Porém, a razão mais frequente e comum pela qual este exame é realizado é a avaliação de quadros de edema secundário a varizes dos membros inferiores, principalmente quando se deseja indicar uma cirurgia ou avaliar se existe comprometimento do sistema venoso profundo. Em pessoas com veias varicosas, as válvulas que existem no interior das veias e que facilitam o movimento do sangue na direção certa podem estar danificadas.

O exame de Doppler Scan Venoso pode ser importante para ajudar a definir uma indicação cirúrgica. Outras indicações para a realização do exame de Doppler Scan Venoso, tanto nos membros inferiores como nos membros superiores, são: mapear veias que serão removidas e utilizadas em outros procedimentos cirúrgicos- como na retirada das veias safenas na cirurgia cardíaca- , para implante de pontes de safena, como método auxiliar para ajudar nos casos de cateterismo venoso de uma veia de grosso calibre.

Contraindicação

Não existem riscos de exames de ultrassonografia em seres humanos.

Agendamento

Para agendar este exame ligue para (41) 3013 9000.

Preparo

O paciente usará um avental fornecido pela clínica. Joias e acessórios presentes na área a ser examinada devem ser removidos. Não é necessário nenhum preparo adicional, a não ser que veias no interior do abdômen venham também a ser examinadas. Neste caso, o paciente deverá receber instruções adicionais, específicas para seu caso, que provavelmente incluirão um período de jejum.

Tempo de duração

A duração total do exame, geralmente, é inferior a meia hora.

Como é realizado

Depois de posicionar o paciente na mesa, o médico irá aplicar um gel sobre sua pele, para estabelecer um contato mais aderente entre a pele e o transdutor, eliminando bolhas de ar. Isto assegurará a livre passagem das ondas sonoras. O transdutor é apertado firmemente sobre a pele e é movido de um lado para outro, para se obter imagens completas das áreas de interesse. Às vezes o examinador pode desejar obter imagens com o paciente de pé.

O paciente deverá permanecer relaxado e tranquilo durante o exame, uma vez que a contratura muscular exagerada, ou a movimentação dos membros durante o exame, pode impedir uma correta visualização das veias. Como descrito anteriormente o exame permite tanto a visualização quanto a audição do fluxo sanguíneo dentro dos vasos. Ele é usualmente indolor, podendo haver algum desconforto decorrente da pressão do transdutor sobre a pele ou de posições um pouco incomodas, que serão necessárias para a realização do exame.