História

1998

Em 26 de maio, é inaugurada a então Clínica Cardiológica C. Costantini, recebendo o título de PRIMEIRA CENTRAL DE DOR NO PEITO DO PARANÁ, certificação concedida pela American Heart Association.

1998-inauguração-da-clinica

1998 História (3)

1998 História (2)

1998 História (1)

1999

1999: A técnica de ecocardiografia de estresse com microbolhas passa a ser disponibilizada aos pacientes do Hospital, trazendo mais uma opção diagnóstica para as doenças do coração.

ecogra

2000

Já atuante, a organização passa a desenhar um programa específico voltado para a prevenção do desenvolvimento dos fatores de risco para o surgimento da doença cardiovascular, criando um espaço destinado à comunidade externa, batizado de CLUBE DO CORAÇÃO. Este programa oferece à população encontros com palestras que abordam temas relacionados à atitude pró-ativa frente à saúde, utilizando uma linguagem coloquial para fácil compreensão do público leigo.

clube 002

Neste mesmo ano, a organização promove o Primeiro Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista (Cardiointerv), com a participação de inúmeros speakers nacionais e internacionais. O evento tem uma plateia médica de aproximadamente 300 cardiologistas do Brasil e exterior. Estes profissionais discutem os avanços tecnológicos da área e participam de conferências e casos ao vivo, promovendo atualização científica.

logocardiointerv azul

2000 Cardiointerv COS PRESS 2013 8903

2003

Incansável e obstinado em oferecer saúde cardiovascular à população como um todo, o fundador Costantino Costantini cria a FUNDAÇÃO FRANCISCO COSTANTINI, a fim de oferecer atendimento ambulatorial gratuito a pessoas comprovadamente carentes, sob a validação do Ministério Público. Posteriormente, a organização sem fins lucrativos obtém o certificado de Utilidade Pública Estadual, conferido pelo Decreto 14.801/2005 e Federal pelo Decreto 2161/2006.

logo_fundacao

2003 Fundação FC

2004

Toda a estrutura física e tecnológica é ampliada, a fim de adequar a capacidade do atendimento aos usuários do sistema suplementar de saúde, tendo em vista que a instituição se destaca pelos resultados clínicos obtidos até então.

Além disso, é aprovado pelo Ministério de Educação, o PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA.

O diretor Costantino Costantini é entrevistado pelo Jô Soares, na Rede Globo de Televisão, tendo a oportunidade de falar sobre o aniversário de 25 anos da primeira Angioplastia coronária na América Latina, além de sua trajetória profissional.

jofotos04

Explodem noticias sobre o tratamento do jogador de futebol Washington Coração Valente, artilheiro do Campeonato Brasileiro, que foi submetido a exames de diagnóstico e teve seu tratamento conduzido pela equipe do Hospital Cardiológico Costantini.

O Hospital recebe o prêmio TOP DE MARKETING DO PARANÁ.

2005

O Núcleo de Pesquisa Costantini (NUPEC) é totalmente reestruturado. Desde a sua criação havia conduzido mais de 90 estudos clínicos, fases II, III e IV, observacionais, restrospectivos e epidemiológicos, e recebe neste ano o convite do Ministério da Saúde para integrar Estudo Multicêntrico Randomizado de Terapia Celular em Cardiopatias na modalidade IAM – Infarto Agudo do Miocárdio (Células Tronco).

2005 foto caminhada COS CAM09 1289

O Hospital realiza a primeira CAMINHADA DO CORAÇÃO como forma de incentivar a comunidade à prática da atividade física.

Com o crescimento da instituição, novas e atualizadas formas de administração são necessárias para manter o crescimento sustentável, e neste ano, inicia-se o Programa de Desenvolvimento de Gestores, com inúmeros encontros anuais.

Tornou-se também Sítio de Treinamento de Suporte Básico à Vida pela American Hearth Association.

2006

É inaugurado um laboratório próprio de separação celular, cujos investimentos foram intensos, tanto na estrutura física, como na capacitação dos colaboradores que atuam diretamente no NUPEC.

Dr.Costantino Roberto Costantini recebe o titulo de Cidadão Honorário de Curitiba.

Dr Cos  026-1

2007

Inaugura o novo Centro de Imagem, com investimentos em tomografia axial computadorizada, angiotomografia coronária e medicina nuclear.

radiol

2008

Novamente amplia a estrutura física e clínica, com a inauguração de uma ala para atendimento cardiopediátrico ambulatorial, com foco nas cardiopatias congênitas e na ecocardiografia fetal. Nasce também a Academia do Exercício Físico Supervisionado, com modelagem totalmente voltada à progressão de carga e reabilitação cardiovascular.

A organização inicia trabalhos voltados à Acreditação hospitalar (selo de qualidade). O primeiro passo dessa caminhada foram pesados investimentos em tecnologia da informação, por meio de aquisição de software específico da área de saúde e ampliação de seu parque tecnológico de informática.

2008 CardioPediatria

2009

Eleva o status de sítio para CENTRO DE TREINAMENTO DA AMERICAN HEARTH ASSOCIATION, pela qualidade e número de cursos disponibilizados ao longo dos anos.

primeiros

2010

É implantada a prescrição informatizada, oferecendo ao corpo assistencial, agilidade, consulta on-line e maior sinergia nos atendimentos.

Neste mesmo ano, o hospital submete vários atletas da Seleção Brasileira de Futebol a exames de ecocardiografia, somando esforços para as avaliações e liberação dos mesmos para  a Copa do Mundo edição 2010.

kaka-2-001

2012

Recebe a titulação de Acreditado Nível I, selo de qualidade da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

2013

Recebe  Prêmio da Sociedade Brasileira de Cardiologia de Ciência e Tecnologia. É o primeiro Hospital do Paraná a receber esta certificação por sua contribuição científica relevante.

2013 premio IMG_9277

 

A Câmara Municipal de Curitiba confere certificado de Congratulações e Aplausos ao Hospital Cardiológico Costantini pela Organização da IX Caminhada do Coração.

2014

Amplia a área do ambulatório e da Academia do Exercício Físico Supervisionado que agora recebe praticamente um andar todo voltado para a prática de atividade físicas seguras e monitoradas.

Eleva seu status de qualidade, sendo qualificado com nível de Excelência III (nível mais alto) pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Realiza um dos primeiros implantes de stents bioabsorvíveis no Brasil que acabava de ser autorizado pela ANVISA.

COS ACADE 6049

academia-do-coracao

 

logo

2015

É novamente certificado em excelência pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com nível 3 de acreditação plena. O selo de qualidade reconhece a excelência em gestão de uma organização ou programa de saúde.  

2016

É incluído na lista da Agência Nacional de Saúde (ANS) como um dos hospitais com certificação máxima de qualidade no país, atendendo a critérios de avaliação como: índice de readmissão hospitalar, segurança do paciente e acreditação. Em janeiro, torna-se membro da Associação Nacional dos Hospitais Privados (ANAHP). No mesmo ano amplia seu serviço de medicina nuclear, sendo o único hospital do Paraná especializado em cintilografia do miocárdio com dois equipamentos dedicados

2017

Moderniza os laboratórios de hemodinâmica com a aquisição de dois equipamentos que representam a última novidade na América Latina em termos de eficácia de imagens da cardiologia intervencionista. Entre os diferenciais os equipamentos apresentam melhor definição de imagem, permitindo um diagnóstico mais preciso; softwares específicos para exames cardiológicos; bem como redução na exposição do paciente e dos médicos à radiação.