Hospital Costantini recebe médicos convidados para curso sobre OCT

A técnica tomográfica, utilizada há mais de dez anos no hospital, fornece imagens da microestrutura coronária em alta resolução

Nos dia 07 e 08 de outubro, o diretor geral do Hospital Cardiológico Costantini, Dr. Costantino R. Costantini, em parceria com a Vitta Medi, ministrou um curso presencial sobre a aplicação da técnica de Tomografia de Coerência Óptica (OCT) em procedimentos de cardiologia intervencionista. Dr. Costantino e equipe compartilham seus conhecimentos práticos e teóricos a respeito da técnica com médicos convidados.

A OCT fornece imagens tomográficas da microestrutura coronária em alta resolução, possibilitando detalhada caracterização dos componentes e da morfologia da placa aterosclerótica, além de acurada determinação das dimensões e extensões vasculares.
Com mais de dez ano de experiência na utilização da técnica, o Hospital Cardiológico Costantini é referência na aplicação de OCT, contabilizando mais de 1.000 avaliações realizadas.

Quais os principais benefícios da OCT?
A capacidade de diferenciar e medir estruturas microscópicas como, por exemplo, os componentes da placa ateromatosa (capa, núcleo necrótico, presença de cálcio, acúmulo de macrófagos, ruptura, trombos, disseções, aspectos das placas principalmente em casos de infarto agudo do miocárdio que podem apresentar placas vulneráveis, etc.). Seus benefícios são demonstrados com a queda de eventos cardíacos adversos maiores.

OCT x USIC
Por ter uma resolução 10 vezes maior que o Ultrassom Intracoronário (USIC) a avaliação com OCT destaca-se em cenários como: a sua superior capacidade em identificar a posição imediata das hastes do stent (selamento correto do stent) à parede do vaso sanguíneo, além de pequenos traumas e coágulos nos stent (principalmente stents bioabsorvíveis).

A disseminação desta técnica, bem como a técnica de USIC auxilia na otimização do implante de stents, melhorando significativamente os resultados de equipes que os utilizam rotineiramente.