Teste Cardiopulmonar

O que é?

É um exame simples e não invasivo, que avalia a função cardiovascular em conjunto com a capacidade respiratória. Ele fornece dados sobre o metabolismo, a circulação e o estado clínico geral do paciente.  Além disso, registra o maior valor de oxigênio consumido pelo organismo durante o esforço máximo despendido na avaliação e as faixas de batimentos cardíacos que determinam o limite de atividade aeróbica que a pessoa pode suportar sem sobrecarregar o coração e os músculos.

Quando é indicado?

O teste cardiopulmonar tem grande utilidade na avaliação da saúde de atletas e de indivíduos sedentários que planejam se exercitar. Isso porque discrimina a intensidade segura de exercício aeróbico para cada pessoa e oferece uma série de detalhes fisiológicos importantes para o acompanhamento de sua evolução, como as necessidades energéticas específicas, a medida do gasto calórico indireto e a determinação da capacidade funcional. O exame também é utilizado para verificar as limitações cardiorrespiratórias em portadores de qualquer tipo de comprometimento cardiovascular ou pulmonar e ainda serve para o diagnóstico e o acompanhamento de doenças do coração e do pulmão.

Como funciona

O paciente deve vir com roupa apropriada para o exercício físico, pois o exame é realizado em esteira. É realizado monitoramento antes, durante e após o esforço.

Deverá estar alimentado para realizar o exame.

Para realizar este exame é necessário trazer a solicitação médica.

  • Resultado:

O laudo é liberado 30 minutos após a realização do exame.

  • Agendamento

Exame deverá ser agendado previamente.

Para mais informações entre em contato pelo telefone (41) 3013-9000.